sábado, 7 de novembro de 2009

Tarefa 1 - Sociologia/ DESIGUALDADE SOCIAL

DESIGUALDADES SOCIAIS

Todos seres humanos nascem iguais, diferentes em certas características, porém portadores das mesmas necessidades, e devido a isso deveriam receber igual tratamento. Isso seria o correto de acontecer, toda pessoa que nasce tem o mesmo direito que qualquer outra à educação, saúde e moradia. É isso que diz a constituição, mas como vivemos em um sistema capitalista, em que a base de seu funcionamento é a existência da propriedade privada, e isto gera desigualdade socal. Chegamos ao grande problema que se instaurou no mundo. Crianças nascendo, crianças morrendo, sem a menor preocupação do Estado e das demais pessoas. Idosos morrendo numa fila de espera de um hospital público. Pessoas gastando fortunas em futilidades, enquanto outras lutam pelo alimento de seus filhos.
A barreira entre classes altas e baixas surgiu de uma relação de trabalho. Os pobres trabalham para os ricos, oferecendo sua mão de obra em troca de dinheiro, e seus patrões pagam por seus trabalhos, porém um valor mais baixo, a fim de lucrar. Há quem pense que este sistema tem dado certo no mundo, pois uma grande parte da população está no mercado de trabalho, garantindo seus sustentos, porém esse é um pensamento da classe alta e média, estabilizada financeiramente, que vê a desigualdade social como forma de lucro, afinal não são eles quem estão tendo de trabalhar durante horas para poder dar alguma condição de estudo para os filhos, não podendo ter acesso rápido a consultas médicas, ou pior ainda, tendo de dormir em condições desumanas em um chão sujo, passando fome e frio, pois nunca foi lhe dado oportunidade de trabalho. É difícil se desapegar a valores materiais quando se está tão cômodo em meio a riqueza, e é por isso que a desigualdade continua se acentuando, as pessoas tem se tornado gananciosas, não se interessando pelo problema alheio.


Milhares de pessoas estão largadas nas ruas, marginalizadas, porque não tem condições de se inserir numa sociedade em que tudo se consegue através do dinheiro. Ninguém dá chances para pessoas assim, pois não é benéfico fazer algo em vista do melhoria de vida de alguém, quando este alguém não lhe dará nada em troca. Esse é o pensamento do homem capitalista. Não querendo colocar toda responsabilidade do que ocorre no capitalismo, afinal ele foi criado por pessoas, e é nisto que acredito: que a sociedade construiu isso tudo, principalmente com o fato de uma pessoa estar sempre querendo "passar por cima de outra". Creio que cada pessoa na sociedade tenha um papel, e ele se torna importante, exatamente por ser diferente da função do outro. É como no socialismo, que as pessoas deveriam ser valorizadas igualmente, e não importa o cargo que for, depende de todas as pessoas a manutenção e funcionamento de uma cidade ou país. Por isso acredito que a desigualdade social poderia ser minimizada no momento em que cada pessoa parasse realmente para refletir pêlo o que ela está vivendo, e compreender que dinheiro é necessário sim, mas não deve ser considerado uma prioridade. A mudança de pensamento pode não parecer muito importante, mas eu considero e muito, pois a sociedade somos nós. Nós que elegemos quem é a voz do país. Se há alguém que pode mudar alguma coisa quando a situação estiver ruim, somos nós mesmos!

3 comentários:

  1. Manu, ficou muito bom o teu texto! Realmente, o pensamento dos capitalistas é só querer "passar por cima" de outras pessoas. Elas pensam que o dinheiro é a principal prioridade em suas vidas, mas esquecem que, ao fazer isso, podem estar prejudicando a vida de outras pessoas. Concordo com o que disseste sobre quem tem que mudar alguma coisa, somos nós, porque nós somos a sociedade.
    Eu não postei que comentei no teu blog, mas deu vontade de ler o teu texto e resolvi comentar, rs.
    Parabéns, Manu! Beijossss

    ResponderExcluir
  2. Manuella, teu texto está ótimo. Friza bem os principais problemas que geraram a desigualdade social em que vivemos hoje.
    Com esclarecimentos e opiniões tu conseguiu abordar todos os tópicos necessários para se ter clareza da situação.
    Parabéns Manu, ótimo texto!

    ResponderExcluir
  3. Manuella,
    Parabéns pela análise, ficou ótima. Gostei muito das relações que fizestes da desigualdade social com o mundo do trabalho, pois os dois fatores estão interligados. O mundo pós-moderno está se deparando com o problema da individualidade o que retrata bem a tua colocação sobre uns não se importarem com a condição de vida do outro, pensando apenas em si mesmo. O sistema vigente, capitalista, explora essas relações e prioriza apenas o econômico, não se interessando pelo social, pois o interesse é baseado pela lucratividade. Se o capitalismo nos proporciona essas relações desiguais, qual sistema deveria ser empregado? Será que o socialismo funcionaria numa sociedade marcada pelo individualismo? O que deveria mudar? A sociedade deveria mudar para depois tentarmos implementar um novo sistema, menos desigual? Continuemos a reflexão.
    Um beijo.

    ResponderExcluir