terça-feira, 3 de novembro de 2009

Tarefa 1: Biologia




BIOLOGIA é o estudo da vida. É um campo da ciência experimental que analisa a estrutura, função, origem, e distribuição dos seres vivos ao longo da evolução destes. Classifica e descreve as várias formas de organismos, como eles funcionam, como espécies vem a existir e as interações que eles têm com outros e com o ambiente natural. Dentro da biologia, existem diversas áreas a serem estudadas, que foram divididas de tais formas para tornar seu estudo mais facilitado. Com isso, percebemos a divisão da biologia em máterias já vistas, como a biologia celular, ecologia, genética, botânica, zoologia.

BIOLOGIA CELULAR, também conhecida como citologia, é a área da biologia que estuda as células em relação a sua estrutura, suas funções e sua importância para para os seres vivos. Os componentes que dão vida à célula compreendem: a membrana citoplasmática, o núcleo, as mitocôndrias, os retículos endoplasmáticos liso e rugoso, os lisossomos, o complexo de Golgi, nucléolo, peroxissomos, centríolos, citoesqueleto e cloroplastos. A parede celular é encontrada em bactérias, fungos e vegetais. A célula é a unidade fundamental da vida. Existem teorias celulares que declaram que todas os seres vivos são compostas de uma ou mais células ou os produtos secretados daquelas células, por exemplo, concha e osso. As células surgem de outras células através da divisão celular, e em organismos multicelulares, toda célula no corpo do organismo é produzida de uma célula no ovo (ou óvulo) fecundado. Além disso, a célula é considerada como sendo a parte básica dos processos patológicos de um organismo. Um conceito de organização central na biologia é que toda vida tem uma origem comum e tem mudado e desenvolvido através da evolução. Devido a essa sua essencial importância na vida de qualquer ser, o estudo das células torna-se primordial para entender nossas necessidades e comportamentos em nosso meio.

ECOLOGIA é o estudo das relações entre os seres vivos e, destes, com o ambiente. Para conseguir compreender estas relações, é necessário ter em mente os níveis de organização da matéria. A célula, como foi mostrado anteriormente, é a unidade básica e fundamental dos seres vivos, ela é formada por moléculas de átomos. Quando um conjunto de células, com as mesmas funções estão reunidas, temos um tecido. Vários tecidos formam um órgão e um conjunto de órgãos formam um sistema. Todos os sistemas reunidos dão origem a um organismo. Quando vários organismos da mesma espécie estão reunidos numa mesma região e num mesmo tempo, temos uma população. Várias populações num mesmo local e num mesmo tempo formam uma comunidade. Tudo isto reunido e em harmonia forma um ecossistema. Todos os ecossistemas reunidos num mesmo sistema como na Terra temos a biosfera. A Biosfera é dividida em biociclos, que são classificados em: Talassociclo (biociclo marinho), Epinociclo (biociclo terrestre), Limnociclo (biociclo da água doce).

Os seres vivos precisam de espaço para sobreviver e se reproduzir,portanto cada espécie vive em um habitat que esteja de acordo com suas necessidades. Pode ocorrer de uma espécie ter de mudar de habitat por estar havendo algum tipo de competição com outra espécie ou uma relação de predatismo. No ecossistema existem diversos biomas, que possibilitam a diversidade de plantas e animais, e quando algum destes biomas sofre uma alteração, isto acarretará a mutação ou a extinção de alguns seres que nele vivem. É neste sentido que o conhecimento na area de ecologia pode se tornar importante, pois quando percebemos o quanto o lugar em que vivemos está relacionado a nossa sobrevivência, valorizaremos o meio ambiente. Qualquer mudança que nele acontece, mudará todo um ciclo, que está interligado a todos os seres vivos.

GENÉTICA é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Esta parte da biologia estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração. No interior dos organismos, a informação genética está contida nos cromossomos, onde é representada na estrutura química da molecula de DNA. Os genes codificam a informação necessária para a síntese de proteínas. Por sua vez as proteínas influenciam, em grande parte, o fenótipo final de um organismo. A genética é a umas das áreas da ciência que mais está relacionada a saúde, principalmente ao melhoramento dela,pois com o passar dos anos, foram aumentando pesquisas relacionadas aos genes e descobertas de tratamentos e prevenções para diversas doenças. Além disso, existem também os produtos geneticamente modificados, como os alimentos transgênicos, que causam polêmica, tendo pessoas a favor de seu consumo e de pessoas que são contra o seu uso, por pensarem existir substâncias tóxicas.

BOTÂNICA estuda o crescimento, reprodução, metabolismo, desenvolvimento, doenças e evolução da vida das plantas e algas. As embriófitas, também chamadas de plantas terrestres, são composta de dois grupos informais: avasculares e vasculares, sendo o último subdividido em plantas sem e com sementes. As plantas com sementes podem ainda formar ou não flores. Elas são distintas dos seres vivos por seu ciclo de vida pela fotossíntese (algumas espécies são heterotróficas secundárias, sem pigmentos verdes). As algas são todas os seres fotossintetizantes que não possuem embrião. Estão divididas em quatro reinos: Bacteria (Cianofíceas), Protista (Euglenófitas e Dinoflagelados), Chromistas (Bacillariophycea ou diatomáceas, Chrysophyta ou algas douradas e Phaeophycea ou algas pardas) e Plantae. As plantas nos fornecem oxigênio, papel (muitas vezes mal utilizado pelas pessoas), combustível, e também são utilizadas para recursos medicinais, podendo curar diversas doenças. Todo alimento que consumimos vem das plantas, como as frutas, verduras e legumes, além das carnes de animais, pois eles se alimentaram de plantas para sobreviver, portanto as plantas,praticamente, a base das cadeias alimentares.

ZOOLOGIA é a área que estuda os animais. É dividido nos seguintes grupos: Invertebrados: Poríferos, Cnidários, Platelmintos, Nematódeos, Anelídeos, Artrópodos, Moluscos, Equinodermos. Cordados: Protocordados, Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves, Mamíferos. São classificados de três formas: quanto sua simetria (radial ou bilateral), quanto aos folhetos embrinários (diblásticos ou triblásticos) e quanto ao blastóporo (protostômios ou deuterostômios). Após analisarmos todas as espécies de seres vivos é que temos noção do quão biodiverso é o Planeta Terra, e como cada ser depende do outro, e que quando eles estão em harmonia todos tem a possibilidade de viver no seu espaço, sem prejudicar o resto. Isso é o mais importante de tudo, ter noção de que estamos dentro de uma cadeia, e que quando quebramos algum ciclo estamos prejudicando vários outros seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário